março 14, 2014

Viajando para fora dos EUA, mas meu passaporte está com nome de solteira e meu GC de casada, o que faço?

Olá pessoinhas

Estou aqui no Brasil desde o dia 6 de março.
E achei importante mencionar aqui como foi essa experiência.
Bem quando eu apliquei para o AOS eu tinha mudado meu sobrenome. Então todos meus documentos dos EUA estão com o nome de casada.
Entretanto meu RG, CPF e passaporte ainda estão com nome de solteira.
Quando fui comprar a passagem fiquei na dúvida se colocava nome de solteira ou casada, porque se eu usasse nome de solteira quand eu voltasse e apresentasse meu Green Card seria nomes divergentes e até comprovar para eles que sou a mesma pessoa, pensei que seria mais fácil ir para o Brasil com nome de casada na passagem e provar, aliás é muito mais fácil passar sem problemas com a imigração brasileira do que lidar com a americana, que convenhamos é um pé no saco.
Então fui no grupo K1 e perguntei a mocinha que trabalha na American Airlines me disse que eu poderia usar nome de casada e utilizar meu passaporte, desde que eu comprovasse a mudança de nome.
Então eu comprei a passagem com nome de casada e levei meu Green Card, meu passaporte e certidão de casamento original.
Bom, deu tudo certo e não tive nenhum problema vindo para cá, espero que quando eu voltar não dê problema, ao qual eu duvido.
Então eu venho aqui postar se eles aceitaram só meu green card na volta ou se queria o passaporte também.

Mas deixo aqui uma dica, sei que é complicado e tudo, mas pessoas se puderem já contactar uma embaixada nos EUA para reconhecer o casamento, assim vocês já podem tirar novos documentos brasileiros com nomes alterados.
Aqui no estado de WA tem que primeiro validar o documento, a certidão no caso e então pedir novos documentos.

Não digo que seja tão ruim você carregar muitos documentos quando viajar, mas é bom não carregar assim não corre o risco de perder.

Ahh sobre o SSN vocês tem que tirar com até 17 dias antes do vencimento do seu visto de noiva. Quem for tirar o SSN após o casamento, fiquem atentas aos prazos.
Quem já tinha SSN e casou, quando vocês receberem o work permit em alguns lugares acredito que vocês conseguem alterar o nome já;

Bom espero ter ajudado. Bjs


4 comentários:

  1. Obrigada por dividir!
    Já vou me lembrar disto, caso meu nome de solteira ainda conste nos meus docs qdo eu vier visitar o Brasil :)

    ResponderExcluir
  2. Oi! Você conseguiu retornar sem problemas? Estou na mesma situação...

    ResponderExcluir
  3. Ola! Meu GC e meu passporte estao com nomes differentes. Sera que terei problemas ao voltar para os USA? Sera que se eu mostrar as certidoes eles vao entender que sou a mesma pessoa?

    ResponderExcluir